“Babenco” é uma homenagem bela, mas um filme que nunca acha a si mesmo
BABENCO - ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU (Brasil, 2019)
Há uma dimensão em que “Babenco”, o filme de Bárbara Paz sobre o grande cineasta argentino-brasileiro, é à prova de críticas. Este é, afinal, um documentário homenagem ao homem amado.
Paz, que foi casada com Hector nos seis últimos anos da vida do diretor, faz aqui uma elegia sensorial, composta de pedaços recortados de intimidade e biografia. “Babenco”, o filme resultante, estuda tanto a significância do seu biografado para o cinema latino e mundial, e as suas ideias sobre sua própria trajetória, quanto algo de mais profundo, de mais anseio e frustração que o acompanhou por toda a vida.
Então talvez seja um exercício fútil analisar o documentário. Este é o filme que Paz quis fazer para o homem que amou, e sem dúvida está enredado em afetos e sensações, para a diretora, que são intraduzíveis para o espectador. E não há problema nisso, mas difícil negar que “Babenco” é, também, um filme frustrante.
Ele intriga, especialmente, nos momentos esparsos em que encontra a sua linha narrativa. As falas de Hector, reeditando a sua história, reavaliando a sua posição como indivíduo e como artista, são cheias de extraordinário insight. Os flashes de seu comportamento nos sets, ou mesmo as suas interações prosaicas com Paz, quase sempre (charmosamente) atrás das câmeras, nos afeiçoam a ele com facilidade.
São nesses trechos em que nos sentimos induzidos a um círculo de intimidade intelectual e emocional que é quebrado com as excessivas alegorias cênicas que Paz inclui para completar sua metragem. “Babenco” é discípulo de uma escola de documentário que busca obscurecer, ao invés de esclarecer, e a experiência de assisti-lo, embora cravejada de momentos belos, é lamentavelmente transitória.
Mas conhecer Hector como artista é uma missão nobre, incumbente a cada apreciador de cinema latino. E fazer um filme para alguém que amamos, como Bárbara Paz fez, é ainda mais. Só faltou aqui, além da nobreza, um pouco de precisão.
6/10
Onde ver: NOW, Google Play, Microsoft Store, Looke.